sábado, 28 de julho de 2012

Cinco médicos em diferentes municípios podem responder pela morte de Dona Rosa

Após morte da mãe, filho tenta provar na justiça negligência e falta de assistência de hospitais: cinco médicos podem responder


Josimar Carneiro Soares entrou com ações civil e criminal para responsabilizar médicos que teriam sido negligentes no atendimento a sua mãe, Rosilmar Carneiro, falecida em novembro do ano passado após realizar cirurgia no HGP. França solicitou também assistência judiciária e indenização por danos materiais e morais a todos os hospitais que sua mãe passou antes de falecer. No total cinco médicos podem responder.
Como forma de protesto a família espalhou três outdoors em Palmas
Divulgação

Como forma de protesto a família espalhou três outdoors em Palmas
“Através desta ação queremos provar que a morte da minha mãe não foi acidental e que houve sim negligência médica”, essas foram as palavras do vendedor, Josimar Carneiro Soares de França, que informou ao Site Roberta Tum que entrou com ações civil e criminal contra os médicos responsáveis por atender sua mãe, Rosilmar Carneiro Soares, falecida ano passado.
França solicitou também assistência judiciária e indenização por danos materiais e morais a todos os hospitais que sua mãe passou antes de falecer. Que são: Unidade Básica de Saúde de Monte Santo , Hospital Regional de Paraíso, Hospital Municipal de Pium e ao Hospital Geral de Palmas. No total cinco médicos podem responder.
Rosilmar morreu ano passado depois de realizar uma cirurgia neurológica no HGP. A paciente estava internada há 23 dias em estado grave. Para que a cirurgia fosse feita foi necessário que a família entrasse na justiça.
Segundo o vendedor, com a atitude a família espera que algo seja feito. “Os médicos não podem ficar impunes. Na ação temos 309 páginas de prontuário médico e datas de exames que mostra que o HGP foi negligente”, informou.
De acordo França, a população não pode ficar refém do descaso da saúde pública. “Entramos com essa ação para que a justiça seja feita e para que novas crueldades como essa não voltem a acontecer. Infelizmente sabemos que muitas pessoas sofreram ou sofrem com esse mesmo problema e esperamos que com isso elas corram atrás do seu direito”, enfatizou.
Negligência
Conforme consta na justificativa da ação, desde 2005 Rosilmar sofria de fortes dores de cabeça e vinha se tratando no Hospital de Monte Santo, mas o médico a tratava como se ela tivesse problema no estômago.
Alguns meses antes de ser internada e com o estado um pouco grave ela foi atendida em Paraíso. Na época, a médica a tratou somente com dipirona e soroterapia. Sem solução foi solicitado exame de sangue e urina, mas como o resultado não apontou infecção, Rosilmar recebeu alta sem que a dor de cabeça tivesse sido controlada
Sem melhoras a paciente foi encaminhada para o Hospital de Pium, como as dores não foram controladas o médico a encaminhou para o HGP onde foi constatado que ela sofria de aneurisma cerebral sendo necessário fazer cirurgia com urgência.
Conforme consta, o exame deveria ser realizado em até 24 horas, mas demorou 13 dias para ser realizado.
O estado clínico da paciente piorou e ela teve que ser transferida para a UTI, mas segundo documento o Hospital afirmou que não havia unidade disponível. Conforme o documento, foi preciso a família ir a imprensa denunciar o ocorrido e ir a Promotoria de Justiça para que fosse conseguida a vaga. Somente após 24 dias foi realizada a cirurgia.
Associação
O vendedor informou também que no próximo mês uma assembleia será realizada para formalizar a criação da Associação das Famílias e Amigos das Vitimas de Descaso na Saúde do Tocantins- Asavidas. “A assembleia será realizada no dia 11 de agosto ás 17h, na 405 norte, prédio do antigo Pioneiros Mirins. Acredito que na próxima segunda o edital de convocação será publicado no Diário Oficial”, destacou.
Ainda conforme França, a intenção da Associação é ajudar outras famílias a buscar seus direitos. “Queremos auxiliar as pessoas a correrem atrás dos seus direitos, tanto na parte jurídica como humana, porque muitas pessoas não vão a justiça por falta de informações. Queremos com isso dar apoio a vítimas de erros médicos, lutando por uma saúde de melhor qualidade”, finalizou.
Entenda
Rosilmar Carneiro Soares faleceu em 2011 depois de realizar uma cirurgia neurológica no Hospital Geral de Palmas-HGP. Na época a paciente estava internada há 24 dias em estado grave no Hospital Geral de Palmas-HGP.
Para que cirurgia fosse realizada foi necessário pedir a intervenção do Ministério Publico para que o HGP pudesse dá agilidade no caso de sua mãe. Com isso, a Defensoria Pública e o MPE recomendaram ao Estado a realização da cirurgia neurológica. A operação aconteceu em novembro. Depois da cirurgia, Rosilmar ficou em coma por 12 dias e veio a óbito.
Como forma de protesto foram espalhados pela cidade outdoors com a foto da vítima e mensagem que apontavam para descomprometimento com a saúde pública. A família criou também o blog Euprotestonaweb.blogspot.com.br.


Mais sobre: Ação Civil, Criminal, HGP, Palmas, Tocantins

Disponível em: http://robertatum.com.br/noticia/apos-morte-da-mae-filho-tenta-provar-na-justica-negligencia-e-falta-de-assistencia-de-hospitais-cinco-medicos-podem-responder/23775

Um comentário:

  1. Olá, pessoal do blog eu sou RAIMUNDO, irmão de D. Rosa com chamavamos ela, eu quero deixar aqui um comentario muito interessant, entenda, um dia numa viagem pela TO que liga Pugmil a Pium-To encontrei uma raposa acidentada peguei o animal levei até o posto de atendimento do prevfogo na cidade de Pium, era num sábado uma 4 horas da tarde o chefe do local ligou para o cipama, que por sua vez levaram a Palmas, quando foi na seguhda feira as 4 da tarde o animal já tinha cido operado, isso no periódo de 48 horas, equanto a minha irmã um ser humano passou mais de trinta dias perambulando de hospital em hospital mendigando uma cirurgia neurologica, entendam o eu quiz dizer o animal que não vota tem mais valor do que o ser humano, o animal que não paga impostos recebe mais cuidado do que as pessoas, a saúde do ser humano é mais desvalorizada do que do animal, pense nisso, continuo dizendo não vote nas proximas eleições, isso é também um desabafo, muito obrigado a todos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: